Pé diabético

Pé diabético é um tipo de complicação do Diabetes Mellitus que ocorre quando uma região machucada ou infeccionada nos pés apresenta uma ou mais úlceras.

Causa

O aparecimento dessa ferida está relacionado à deficiência da circulação sanguínea e aos níveis de glicemia causados pelo diabetes. Se não forem tratadas com rapidez, as feridas podem desenvolver complicações como, por exemplo, o amputação do membro.

O principal sintoma é o surgimento de úlceras nos pés, que se não forem tratadas com certa rapidez, podem causar amputação de dedos, pés e até mesmo de todo o membro inferior. Além disso, o pé diabético pode levar a uma condição de infecção generalizada, conhecida como sepse, que pode até matar.

As formas de prevenção são as mesmas utilizadas para o diabetes: manter o peso saudável, evitar vícios como alcoolismo e tabagismo, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que possam prejudicar as funções do pâncreas e praticar exercícios regularmente.

Os pés devem ser inspecionados diariamente em busca de pequenas feridas, bolhas, vermelhidão, alterações nas unhas, mudanças no formato e proeminências ósseas.

Também deve-se ter cuidado na escolha dos calçados, dando preferência para aqueles que são macios, leves, fechados e moldados na forma dos pés.

O tratamento do pé diabético consiste na utilização de antibióticos, cirurgia, melhora da circulação sanguínea e controle dos níveis de açúcar no sangue através de dieta, insulina e outros tipos de medicamento.