Edema súbito dos membros

CIRURGIAS E TRATAMENTOS

ESTÉTICA VASCULAR

DOENÇAS VASCULARES

EXAMES

Se ocorrer edema súbito em suas pernas ou braços, um cirurgião vascular ou angiologista deve ser consultado imediatamente. Tal condição pode indicar uma trombose venosa profunda ou tromboflebite, situação onde ocorre obstrução das veias por um coágulo de sangue e que pode até levar o paciente a óbito.

Levam o sangue dos braços e pernas de volta para o coração. Como as veias trabalham contra a ação da gravidade, elas têm válvulas que permitem que o sangue siga, mas não retorne de onde saiu imediatamente. Suas pernas e braços têm dois grandes tipos de veias: superficiais e profundas. As superficiais são mais próximas à superfície da pele e são mais visíveis. As profundas estão localizadas próximas aos ossos e estão cercadas de músculos. Exercícios de contração dos músculos das pernas e braços ajudam o fluxo sanguíneo das veias.

Veias varicosas são veias superficiais dilatadas e deformadas. Geralmente, estão localizadas dentro das panturrilhas ou coxas e se desenvolvem por causa de defeitos nas válvulas e fraquezas na estrutura da parede das veias. Como estão sujeitas à ação da gravidade, as veias continuam a dilatar em com o tempo, ficam deformadas.

 

Causas

Veias varicosas e seus sintomas são geralmente resultado da doença do refluxo venoso, que se refere ao fato do sangue não conseguir fluir para o coração e retornar para baixo, em vez de ir para cima, de volta para o coração.

Os fatores mais importantes que levam ao surgimento das varizes são: hereditariedade, permanecer em pé por longos períodos de tempo, idade avançada, ser mulher e ter passado por múltiplas gestações.

 

Sintomas

As varizes podem causar inchaço nos tornozelos e pernas, fadiga, dor, coceira, cãibras e até graves feridas (úlcera venosa) e trombose venosa.

 

Prevenção

Não é possível impedir totalmente o aparecimento das varizes, porém, há maneiras de melhorar a circulação e diminuir as chances de desenvolver complicações, como praticar exercícios, manter o peso saudável, consumir alto teor de fibras, reduzir o consumo de sal, evitar saltos altos ou sapatilhas e meias apertadas, elevar as pernas e evitar ficar muito tempo na mesma posição.

 

Tratamento

Atualmente, novos tratamentos minimamente invasivos têm sido desenvolvidos para reduzir a necessidade de cirurgia. Alguns dos principais são o tratamento de varizes com espuma densa ecoguiada, o laser e a radiofrequência. Além destes, também existe a cirurgia de varizes.