Doenças Vasculares >Úlceras arteriais e venosas

Úlceras são lesões superficiais ou profundas que podem ser causadas por fatores como: doenças circulatórias, hipertensão arterial não tratada, e infecções por fungos e bactérias.

No caso das úlceras em membros inferiores, existem dois tipos principais: as venosas e as arteriais.

As úlceras arteriais são ferimentos formados por conta da obstrução das artérias. A falta de sangue rico em oxigênio e nutrientes para irrigar os tecidos causa morte celular e, consequentemente, facilita o surgimento das lesões.

As feridas estão associadas à aterosclerose das artérias, que é a formação e depósito de placas de gordura na parede dos vasos.

Por conta da obstrução causada pelas placas, o fluxo sanguíneo fica prejudicado e não irriga os tecidos de forma eficiente. Além disso, outros fatores, como tabagismo, diabetes não controlado e colesterol alto, também podem colaborar para esse tipo de úlcera, que é mais comum nas canelas e extremidades dos dedos dos pés.

As úlceras venosas são mais comuns. Neste caso, o sangue fica “empoçado” na região e acaba fragilizando a pele, que fica mais suscetível aos traumas.

Qualquer pequeno ferimento pode originar uma condição crônica. A úlcera venosa tem maior possibilidade de ocorrer em mulheres, pessoas que permanecem em pé por longos períodos, portadores de varizes não tratadas e com hábito de vida sedentário.

Tratamento

Os tratamentos para os dois tipos de úlcera são diferentes:


Para os ferimentos de origem arterial, é feita uma Angioplastia, cirurgia realizada para desobstruir as vias através de um cateter com um balão na ponta, que é inserido na artéria juntamente com uma estrutura chamada “stent”.

O balão é inflado, ajudando no fluxo sanguíneo, e o stent é colocado, para impedir que a artéria se feche novamente. Outra possibilidade é o Bypass, ou ponte, para desviar o fluxo sanguíneo da área obstruída.


Já as úlceras de origem venosa são tratadas combatendo a causa do problema, ou seja, as varizes. O simples tratamento das varizes e a melhoria da circulação nos membros inferiores irá curar a úlcera venosa, sempre associado à curativos específicos.