Veias varicosas são veias dilatadas, azuis ou purpura, causadas pelo fluxo inapropriado e retrógrado de sangue. Ocorrem mais comumente nos membros inferiores.
Suas veias apresentam pequenas válvulas com fluxo de sentido único, ou seja, deixam o sangue fluir apenas dos pés em direção ao coração. Nas varizes, essas válvulas são danificadas e permitem o sangue fluir de volta para os pés, causando dilatação e dano às veias. Como estão sujeitas à ação da gravidade, as veias continuam a dilatar e, com o tempo, ficam deformadas.
Essa situação pode ocasionar diversos problemas, como trombose e úlcera venosa. A presença de varizes pode também significar que você tem risco aumentado para outras doenças circulatórias.
Antes do diagnóstico propriamente dito, seu médico irá colher uma anamnese, onde seu histórico familiar e pessoal serão anotados, bem como suas queixas, sintomas, problemas de saúde associados e medicamentos em uso.
Feito isso, será realizado um exame físico e suas veias serão avaliadas com a utilização de um moderno aparelho à laser para visualização das mesmas por baixo da pele.
Pode ainda ser necessário a realização de um Ultrassom com doppler venoso para determinar com precisão o fluxo de sangue nos membros.
As varizes podem ser apenas uma questão estética, mas algumas pessoas sofrer com desconforto e dor também.
Os sintomas mais comuns são:
Períodos prolongados em pé: O sangue não circula de maneira adequada se você ficar muito tempo na mesma posição porque seus músculos não estão contraindo e bombeando o sangue de volta para o coração.
Obesidade: Excesso de peso dificulta o retorno venoso e gera mais pressão nas suas veias.
Idade: Quando se envelhece, as válvulas das veias sofrem desgaste natural, perdendo eficácia e não conseguindo regular o fluxo sangüíneo adequadamente.
Sexo: Mulheres são mais propensas a desenvolver varizes e vasinho. Isso é causado pelas alterações hormonais ocorridas durante a gravidez, ciclo menstrual e menopausa. O hormônio feminino estrogênio, relaxa as paredes das veias, aumentando o risco de varizes.
Genética: Você tem maiores chances de desenvolver varizes se tiver um familiar próximo com varizes.
Lesões ou traumas na perna: Lesoes físicas ou traumas nas veias e tecidos adjacentes, conduzem à um risco maior de varizes.
As veias varicosas podem surgir pela primeira vez durante a gestação. A gravidez aumenta a quantidade de sangue circulante no organismo e dificulta o retorno venoso das pernas para a pelve. Somado ao aumento na quantidade de hormônio feminino circulante, pode haver aumento nas chances de se desenvolver varizes.
Isso pode ser ainda pior na fase mais tardia da gravidez, pois o volumoso útero irá exercer maior pressão sobre as veias das pernas.
Não é possível impedir totalmente o aparecimento das varizes, porém, há maneiras de melhorar a circulação e diminuir as chances de desenvolver complicações.
Faça exercícios regulares: Caminhar é uma ótima forma de melhorar a circulação.
Controle seu peso e sua dieta: Perder peso melhora a circulação em todo o organismo, assim como uma dieta pobre em sal e rica em fibras.
Cuidado com o que você usa: Evite salto alto. Sapatos baixo exercitam mais os músculos da panturrilha, melhorando a circulação. Evite roupas justas demais, elas podem restringir o retorno venoso.
Eleve suas pernas: Para melhorar sua circulação, faça algumas pausas diárias e deite, elevando suas pernas acima do nível do coração. Deitar por alguns minutos e colocar alguns travesseiros sob as pernas é suficiente.
Evite prolongados períodos sentado ou em pé: Tente mudar de posição pelo menos a cada trinta minutos para contrair os músculos e melhorar a circulação.
Como praticar exercícios, manter o peso saudável, consumir alto teor de fibras, reduzir o consumo de sal, evitar saltos altos ou sapatilhas e meias apertadas, elevar as pernas e evitar ficar muito tempo na mesma posição.
Atualmente existem diversas opções para o tratamento de varizes, incluindo mudanças no estilo de vida, cirurgia e tratamentos médicos minimamente invasivos.
Perder peso, dieta balanceada e exercícios regulares podem aliviar as dores e sintomas associados às varizes.
Meias elásticas são utilizadas frequentemente como terapia inicial, dando suporte às veias enfraquecidas e melhorando a circulação.
São métodos antigos e ultrapassados. A ligadura consiste na realização de pequenas incisões sobre a veia defeituosa, seguido da retirada cirúrgica da mesma. A safenectomia envolve a retirada de longos segmentos da veia safena, causando dor pós-operatória e hematomas.
Esses procedimentos estão sendo largamente substituídos pela termo ablação, pelo laser e pelo tratamento com espuma densa.
Utiliza-se um cateter fino como um fio para conduzir um feixe de laser ou energia de radiofrequência. O cateter vai aquecer a veia até o completo fechamento da mesma. Não causa hematomas ou dor intensa no pós-operatório.
Utiliza punções microscópicas para remover as veias varicosas. É realizada no consultório sob anestesia local. Não são necessários pontos ou grande repouso no pós-operatório.
Provavelmente uma das técnicas mais utilizadas no momento para o tratamento de varizes de todos os calibres. É realizada no consultório, sem necessitar de anestesia. Injeta-se uma espuma através de cateteres, no interior das veias varicosas e até mesmo da veia safena insuficiente. O avanço da espuma é acompanhado por um moderno sistema de ultrassom.
Tratamento extremamente seguro e eficaz para pacientes de todas as idades. Não necessita de repouso, cortes, anestesia ou internação.
Nosso site utiliza cookies para melhorar sua navegação.